Ausência de iniciativas voltadas para a modernização e promoção da praça de artesanato afasta clientes
Por: Redacção
A falta de um espaço condigno para a comercialização das peças agrava a situação, enfraquecendo um sector que, apesar de sua importância cultural e econômica, enfrenta desafios para se reinventar e reconquistar o interesse do público. Desta forma, soube o tom dos artistas em volta das preocupações que pintam o mundo da arte na praça de artesanato logo a vista para quem se dirija ao munícipio mais a norte de Luanda a poucos metros da orla maritima.
Artesãos ouvidos pelo Jornal Liberdade relatam dificuldades em atrair novos consumidores como adianta Mestre João António Lubiengue, artista há mais de quatro décadas que considerou o reduzido número de clientes como o maior empecilho comparando aos anos anteriores tendo ressaltado que muitas vezes ficam duas semanas sem efectuar qualquer venda, facto que tem causado muitos prejuizos, esclareceu o artista que definiu a arte como a sua principal fonte de sustento.
Mestre António como é tratado pelos colegas apela maior atenção por parte das autoridades locais solicitando a reabilitação do espaço que há muito sofrera incêndio, uma ideia partilhada pelo Tiago Domingos que augura uma verdadeira exposição de diversas peças no local.
Quintombe Jobe, artista há mais de trinta anos, admitiu que, os clientes na sua maioria são estrangeiros e espera inserção na segurança social.
Lucas Pedro, artesão há mais de vinte anos alega que tem havido ignorância de alguns jovens a aprender a arte, pois segundo ele, não há interesse por parte da juventude.
“Estamos a caminhar para a terceira idade e se não houver interesse no seio dos jovens, nós os mais velhos vamos levar os nossos conhecimentos e poderá provocar a extinção do artesanato e peço ao estado angolano a construir escolas de arte para ocupar os jovens e salvaguardar está profissão.
Recordar que a praça de artesanato, para além de ser um espaço cultural, já foi também um espaço onde as pessoas degustavam os kitutes da terra e outros serviços como pastelaria.


