A falta de iluminação pública em algumas ruas de Luanda é um problema antigo que afecta o conforto e a segurança da população, contribuindo para o aumento da criminalidade e sinistralidade rodoviária. Este facto é evidenciado nas principais vias do bairro Barra do Bengo, em Cacuaco onde se tem elevado o número de acidentes agravando – se com a falta de quebra – molas.
Por: João Afonso
Trata-se da rua Luís Garcia localizada no bairro Barra do Bengo recentemente asfaltada onde a iluminação pública deficiente associada com a ausência de quebra-molas tem criado muitos constragimentos no seio da população. A realidade segundo relatos tem causado dor e luto no seio de muitas familias a julgar pelo número de acidentes que algumas vezes resulta em mortes.
Eugênio Guilherme, morador desta circunscrição há largos anos, está consciente que a criação de quebra-molas reduz a velocidade em uma determinada área e mostra – se por isso revoltado pelo facto do tapete asfáltico não reunir essas condições aquilo, que ele considera como um caos.
“ É bem verdade que as vias de comunicação geram desenvolvimento, mas não podemos normalizar os acidentes, é necessário que nos preocupemos com o bem vida, há muitas crianças que são atropeladas e muitas vezes morrem e tem desestruturado a nossa sociedade ” desabafou o nosso entrevistado.
De acordo ainda com o nosso interlocutor, os condutores excedem a velocidade com destaque para os motoqueiros que na maioria das vezes estão envolvidos nos acidentes.
Já o presidente da comissão de moradores, Cristóvão Francisco aproveitou a ocasião para pedir as autoridades no sentido de se conectar as ruas denominadas Luís Garcia e Agostinho Lima.
“Somos dependentes da pesca e é preciso que se intervencione todas as vias que dão acesso à orla marítima para facilitar a nossa actividade económica trazendo deste modo mais receitas para o estado e turistas na zona “ disse o responsável que espera ver o polo econômico aí existente tornar-se mais atraente.
Recordar que a rua Luís Garcia, tem início na paragem da esquadra da Vidrul (EN 100), percorrendo o interior do bairro Barra do Bengo e outros.


