Actuação positiva
Adalberto Costa Júnior (ACJ) – Presidente da UNITA, reeleito no último congresso
Mereceu o nosso voto por continuar a facilitar o exercício da democracia no seio do seu partido, onde se registaram múltiplas candidaturas à presidência da agremiação. Este facto demonstra uma postura inclusiva, que congrega mais militantes e serve de lição para as demais forças políticas.
ACJ, como é frequentemente referido pela imprensa, pode vir a fazer história nas próximas eleições do país, desde que sejam cumpridas, com fidelidade, as directrizes eleitorais assentes na lisura, transparência e justiça, valores que o próprio tem reiterado em várias declarações à imprensa.
CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe
Destacou-se pela iniciativa de realizar um congresso nacional que procurou juntar actores políticos e membros da sociedade civil, com o objectivo de promover uma reconciliação verdadeira. A intenção foi “destapar as cubas”, permitindo um debate franco e profundo sobre os caminhos que os angolanos, de Cabinda ao Cunene, devem seguir para o futuro do país.
Pereira Alfredo – Governador da Província do Huambo
Tornou-se um dos governadores mais referidos pela imprensa nacional, sobretudo pela forma simples, directa e próxima com que se dirige ao povo. A simplicidade tem sido uma marca triunfal da sua governação, servindo de exemplo para outros dirigentes.
Francisco Teixeira – Secretário-geral do MEA
Mereceu a nossa confiança pela sua postura destemida e resiliente na luta pela melhoria das condições do sector da educação. O jovem dirigente tem denunciado várias fragilidades do sistema educativo, despertando a atenção das autoridades angolanas para a necessidade urgente de uma educação de melhor qualidade.
Manuel Homem – Ministro do Interior
Destaca-se pela nobreza do seu trabalho e pela busca constante do consenso no seu pelouro, contribuindo para maior estabilidade institucional.
Actuação negativa
João Manuel Gonçalves Lourenço (JLO) – Presidente da República de Angola
Apesar de estar sob os holofotes da imprensa nacional e internacional, na qualidade de presidente em exercício da União Africana – posição marcada recentemente pela mediação no cessar-fogo entre o Ruanda e a República Democrática do Congo, na Casa Branca – continua a ser alvo de protestos por parte de muitos angolanos, em função da governação que tem conduzido.
O jogo milionário que trouxe o craque argentino a Angola” Leonel Messi” abriu um intenso debate público, sobretudo num contexto de subida galopante da cesta básica e do combustível. Ainda assim, o Presidente fez ouvidos de mercador às críticas da população.
Norberto Garcia – Membro do Bureau Político do MPLA
Terminou o ano envolvido em polémica ao proferir declarações que normalizavam as falhas do Presidente João Lourenço, comparando-as às de Jesus Cristo, o eterno salvador, afirmando que “Cristo também falhou”. Estas declarações geraram reacções imediatas por parte da Igreja Angolana, reforçando a percepção de que se pretende justificar, a todo o custo, os erros do actual Presidente.
Luísa Grilo – Ministra da Educação
Mais uma vez, o ano lectivo ficou marcado pela má distribuição dos manuais escolares, obrigando muitos pais e encarregados de educação a recorrer ao mercado informal para adquirir livros. O programa de alimentação escolar, vulgarmente conhecido como merenda escolar, também não chegou a muitas crianças em diversas escolas do país.
José de Lima Massano – Ministro de Estado para a Coordenação Económica
A fraca visibilidade da produção nacional continua a ser uma preocupação, com produtos agrícolas a estragarem-se nos campos por falta de escoamento. Esta realidade compromete seriamente o crescimento e o desenvolvimento da economia angolana.
Tsunami – Cantor angolano da nova geração
Destaca-se negativamente pela introdução de mensagens ofensivas nas suas músicas, sem qualquer promoção de valores educativos ou sociais positivos.

