Apesar da passagem da conduta de água pelo interior do bairro Boa Esperança Central, quarteirão 02, na comuna do Kikolo, a população continua a enfrentar sérias dificuldades no acesso ao abastecimento de água potável, situação que se arrasta há vários anos.
Por: João Afonso
Para minimizar a forte pressão na conduta e evitar o seu rebentamento, foi aberta uma ruptura para aliviar o canal. Como consequência, os moradores passaram a aproveitar a água que jorra do local para suprir as suas necessidades diárias.
Miguel Neto, um dos residentes da zona, viu na situação uma oportunidade de gerar rendimento. O jovem passou a trabalhar como lavador de carros, utilizando a água proveniente da ruptura, uma actividade que também é exercida por outros jovens do bairro. “Graças a Deus, trabalhamos em união e temos conseguido sustentar as nossas famílias com o dinheiro deste trabalho”, afirmou.
Por sua vez, Ana Manuel, igualmente moradora do quarteirão, contou que se desloca diariamente ao local para lavar roupa e realizar outras tarefas domésticas que exigem o uso de água.
Contactado pela nossa reportagem, o coordenador do bairro, Virgílio Chissanga, lamentou a persistente escassez de água, que já dura há muitos anos. Segundo ele, a situação já foi comunicada às autoridades competentes, mas até ao momento nenhuma solução foi apresentada. “Já informei as autoridades, mas nada foi feito até agora. Não compreendo como é possível a conduta passar por aqui e o povo continuar a sofrer”, questionou o ancião.


