Uma campanha de sensibilização porta a porta foi desenvolvida pelos voluntários da Associação Juvenil de Apoio às Comunidades – AJACOM no âmbito do Projecto Identidade para Todos, que visa facilitar o acesso ao registo civil.
A campanha, realizada porta a porta, sob orientação da gestora do projecto, Stela Luvualu, permitiu conversar com os munícipes, ouvir histórias e levar uma mensagem essencial de que toda criança tem direito à identidade.
A acção enquadra-se no “Identidade para Todos” inserida no Projecto Comunitário de Integração Social (Pró-Social) da AJACOM, para desenvolver iniciativas comunitárias centradas na capacitação das administrações municipais, comissões de moradores, associações locais.
No Município de Belas, a iniciativa “Identidade Para Todos” está a ser implementado através de um micro financiamento do Pró-Criança, numa iniciativa da Aldeia de Crianças SOS em Parceria com a Associação de Jovens Movidos por Angola (AJOMA), Associação para o Desenvolvimento e Enquadramento de Populações Vulneráveis (ADESPOV), com o financiamento da União Europeia.
A Associação Juvenil de Apoio às Comunidades – AJACOM é uma organização sem fins lucrativos, apartidária, que tem como finalidade prestar apoio às pessoas carentes, com maior incidência para as crianças, jovens, mulheres, idosos, que vivem em situação de vulnerabilidade social, pobreza, e acompanhamento especializado.
O foco da ONG é a promoção da Educação, Saúde e Bem-Estar; Combate à fome e a pobreza; Advocacia Social – Defesa dos Direitos Humanos; Protecção da Criança; Empoderamento da jovem Mulher, sensibilização e valorização do meio ambiente e Acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade.


