O Presidente dos camarões, paul Biya, anunciou um ligeiro reajuste no calendário das eleições legislativas e autárquicas, previstas para o início de Fevereiro. Originalmente agendadas para 2025, as eleições já tinham sido adiadas uma vez, para o início de 2026. Nao foi definida qualquer nova data.
No seu discurso televisivo por ocasião do 60.º Dia da Juventude, uma rara aparição pública do Chefe de Estado, com quase 93 anos, Biya justificou o adiamento citando “certas restrições imperativas”, garantindo ao mesmo tempo que “as disposições pertinentes das leis, e particularmente da Constituição, seriam respeitadas”.
Prometeu ainda formar um novo governo, depois de ter anunciado a dissolução do actual no seu discurso anual de Ano Novo. No seu discurso, reconheceu a dificuldade que muitos jovens camaroneses enfrentam para encontrar emprego, mas também os exortou a evitar “a delinquência, o abuso de álcool, o consumo de drogas e o uso excessivo das redes sociais”.
O Chefe de Estado mais velho do mundo, está no poder desde 1982 e foi reeleito em Outubro para um oitavo mandato, o que levou a protestos que foram violentamente reprimidos.
Fonte: Jornal de Angola

