A solidariedade pode ser praticada de diferentes formas, e cada gesto tem o potencial de gerar impactos significativos na vida de quem ajuda e de quem é ajudado. Pequenas acções, como doar bens ou ajudar uma instituição local, podem trazer grandes benefícios para a saúde mental, por essa razão, a Administração Municipal da Samba realizou nesta terça-feira, em Luanda, o Natal Solidário com as crianças e jovens do centro da Associação Cultural de Jovens Cristo no Coração (ACJCC).
Por: Redacção
Em declarações à Imprensa, à margem do Natal Solidário, a directora municipal da Acção Social e Promoção da Mulher da Samba, Maria António Luís, frisou que praticar a solidariedade não apenas beneficia aqueles que recebem a ajuda, mas também quem a oferece.
Acrescentou dizendo que actos de generosidade podem ter efeitos positivos na saúde mental e no bem-estar de quem se envolve, contribuindo para reduzir o estresse, aumentar a satisfação pessoal e promover uma sensação de propósito e pertencimento.
Para Maria António Luís, a prática da solidariedade ajuda a aliviar o estresse e as tensões diárias. “Quando ajudamos outras pessoas, nosso corpo reage liberando hormónios que promovem uma sensação de calma e prazer”.
“Quando participamos de acções como o Natal Solidário, nos aproximamos das realidades de outras pessoas e desenvolvemos uma maior empatia. Esse sentimento não apenas nos conecta aos outros, mas também fortalece nossos vínculos sociais. Sentir-se conectado com as pessoas e com a comunidade à nossa volta é um dos pilares para uma boa saúde mental”, realçou.
Por sua vez, o presidente da Associação Cultural de Jovens Cristo no Coração (ACJCC), Bispo Arnaldo Neves Kassumba, Natal Solidário da ACJCC é uma oportunidade para todos contribuírem com a construção de uma comunidade mais solidária e acolhedora.
Acrescentou que além de proporcionar alegria para crianças atendidas pela ACJCC, participar dessa acção, também promove benefícios para a nossa saúde mental, aumentando o bem-estar, fortalecendo a empatia e criando um sentido de amor ao próximo.
Durante o acto de Natal Solidário, para além do almoço, houve espaço para a cultura geral de quem sabe – sabe, dança, teatro, poesia e entrega de brindes aos petizes.
O centro da ACJCC tem centenas de crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, uns para a reabilitação de toxicodependentes e outros eram meninos de rua (sem-abrigo). Mas, o local carece de colchões e de alimentação.


