
Angola e Japão assinaram nesta sexta-feira, em Luanda, um acordo de trocas de notas para o Desenvolvimento da Rede de Transmissão de Televisão Digital Terrestre.
Assinaram o documento, o director de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores, Paulino da Silva, e o embaixador do Japão em Angola, Hiroaki Sano.
Em comunicado, o MIREX explica que o acordo de troca de notas do projecto do Desenvolvimento da Rede de Transmissão de Televisão Digital Terrestre visa actualizar e modernizar as infraestruturas de telecomunicações angolanas, alinhando-as com os padrões internacionais.
O acordo prevê, ainda, ampliação do acesso à educação, informação e cultura, além de promover à coesão social e estimular a participação cívica.

Segundo Hiroaki Sano, o projecto possui uma importância estratégica para o desenvolvimento de Angola e, consequentemente de África.
Para José da Silva salientou que a iniciativa abrange o financiamento e implementação do Projecto de Transmissão de Televisão Digital Terrestre((TDT), enfatizando que representa um salto qualitativo tecnológico em Angola.
A implementação do sistema TDT vai permitir a transição do sinal analógico para o digital de formas a elevar a modernização e ampliação da infra-estrutura de transmissão televisiva de um país ou região.