“ACJCC É PARCEIRO DO ESTADO, MAS NÃO RECEBEMOS APOIO DO GOVERNO”
A Associação Cultural de Jovens Cristo no Coração (ACJCC) é uma organização social de carácter filantrópica sem fins lucrativos, tem como objectivo recolher as pessoas sem-abrigo para serem socializadas e combater contra as drogas ilícitas. Mas, mesmo sendo parceiro do Estado Angolano, não tem recebido apoio, lamentou recentemente, em Luanda, o presidente da ACJCC, Reverendo Arnaldo Neves Kassumba.
Por: Redacção
Em declarações à Imprensa, a propósito da Assembleia de Balanços da ACJCC, o responsável frisou que um dos objectivos da organização é dar dignidade e qualidade de vida aos cidadãos denominados “meninos de rua”, mas, infelizmente o Estado Angolano não tem apoiado e por isso os centros da Associação têm enfrentado diversas dificuldades.
Por outro lado, Arnaldo Kassumba disse que “as famílias têm que ser chamadas à responsabilidade, até mesmo judicialmente”.
Reconhecendo a “gravidade” do problema, e o compromisso do Estado com os direitos das crianças, o Reverendo acrescentou que o país já tem legislação que tipifica estes abandonos dos filhos como crime e que obriga à convivência familiar, sendo agora necessário “passar à prática”.
“Dentro do possível, estamos a fazer tudo o que podemos para minimizar a situação dessas crianças. Muitas chegam acusadas de feitiçaria, alvo de extrema violência, vítimas da desestruturação de famílias ou são encontrados nos hospitais. Este é o nosso contexto”, reconheceu Arnaldo Kassumba.
Realçou que por via de algumas parcerias com alguns colégios, os meninos deste centro frequentam aulas académicas.
Na outra senda, Arnaldo Kassumba salientou a necessidade de as acções e os projectos virados para a agricultura da ACJCC impactarem positivamente a vida das populações. Mas, têm tido dificuldades na implementação por falta de apoio do Governo.
“Vamos engajar-nos a mobilizar todos recursos necessários e capacidade técnica para ajudar Angola a atingir os objectivos do ponto de vista da segurança alimentar e da expansão e melhoria da agricultura familiar”, assegurou.
Para Arnaldo Kassumba, cidadãos de diferentes sectores sociais angolanos foram condecorados com a Medalha dos 50 Anos da Independência Nacional, na cerimónia, presidida pelo Presidente da República, João Lourenço, visando reconhecer o mérito de quem contribuiu para a nação. “Mas, lamento o facto de eu não ser também homenageado, fiz muito por essa Angola no âmbito da Associação Cultural de Jovens Cristo no Coração, sobretudo no que concerne a recolha de crianças sem-abrigo para o centro da referida organização, a custo zero, desde 2002.
No próximo dia 23 deste mês, a Associação Cultural de Jovens Cristo no Coração vai realizar Natal Solidário com as crianças e jovens do centro da referida organização e não só, pelo que solicita ajuda material e financeiro para devolver sorriso aos petizes.

