
Ministro do Comércio visita fábrica da Vidrul A imagem ilustra o operário na fabricação de garrafas pela indústria Vidrul.. Luanda-Angola./JR/CF Data: 2016-07-12
De acordo com os dados apresentados esta quarta-feira, 20, o governo encaixou com a privatização no primeiro semestre de quatro grandes activos, entre eles a Fábrica de Cimento Cif, avaliada em 180 mil milhões de kwanzas, a Unidade de Montagem de Automóveis na Zona Económica Especial e a Cervejeira Bela e um supermercado no Zamba 3, totalizando cerca de 200 mil milhões de kwanzas.
O Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), assegurou que “neste momento, alguns desses activos encontram-se em fase de arranque, e que a fábrica de automóveis tem o início das operações previsto para Novembro deste ano, com a perspectiva de gerar mais de mil postos de trabalho”.
Sobre a fábrica de cimento, Álvaro Fernão afirmou que emprega actualmente entre 900 e 1.000 trabalhadores, número que deverá continuar a crescer.
O gestor sublinhando por outro lado que “espera que estes empreendimentos mantenham uma trajectória positiva, contribuindo de forma significativa para o aumento do PIB nacional”.
A informação foi prestada após a apresentação pública do Ponto de Situação da Execução do Programa de Privatizações (PROPRIV) 2023-2026.
A Comissão Nacional Interministerial do Programa de Privatizações (PROPRIV) aprovou o cronograma de privatizações até Dezembro de 2026 e analisou o balanço do primeiro semestre de 2025.