Psicóloga aponta a vulnerabilidade a que estão sujeitas as pessoas que ignoram os cuidados primários da saúde.
Por: Redacção
Começando por apontar as bactérias e outros agentes causadores de várias doenças como são os casos de fungos que invadem o nosso organismo quando não se acata as recomendações primárias para uma saúde preventiva, a psicóloga Celestina Francisco considera por isso fundamental o hábito da lavagem das mãos para que se evite complicações gravosas.
A também Professora que falava ao Jornal Liberdade por ocasião do dia mundial da lavagem das mãos que se assinalou nesta quarta -feira (15 de Outubro) aproveitou a ocasião para aconselhar mais uma vez a população à consciência e os riscos que se podem advir da ignorãncia.
“ Antes de entrarmos em contacto com qualquer alimento, ou pegarmos um outro objecto é necessário lavarmos as mãos com água e sabão e também fazer o uso do álcool em gel ou etílico”.
A nossa entrevistada que dirigia tais palavras aos alunos da escola João Paulo ll, nº 3098, localizada no município do Hojy-ya-Henda, em Luanda assegurou que a prática da higienização das mãos no seio dos alunos deve ser fiscalizada pelos gestores de ensino,pais e encarregados de educação para um melhor acompanhamento.
Ao falarem ao nosso jornal, a pequena Maria Vicente e Margarida Chitale, alunas da 6a classe, ambas reconheceram que é fundamental a lavagem das mãos para manter a higiene pessoal e livrarem-se de algumas doenças.
Já o Professor Jaime Mário considerou a efeméride como um marco muito importante e recordou que tais medidas já se faziam sentir e com muito rigor aquando do surgimento da Covid-19 em Angola tendo na altura acrescentou o nosso entrevistado despertando a colectividade a redobrar o nível de biossegurança.
Já o Sub Director do complexo em referência, Miguel António almeja maior consciencialização por parte da população e sobretudo à comunidadde académica.
Recordar que a higiene das mãos é uma das medidas mais eficazes e econômicas para prevenir infecções em ambientes de saúde e reduzir a resistência antimicrobiana cujo tema para este ano”Mãos Limpas para Todos: Construindo uma Cultura de Higiene”.
Desde 2008, Angola celebra o 15 de Outubro, Dia Mundial de Lavagem das Mãos com água e sabão, com a realização de um acto simbólico de lavagem das mãos em simultâneo em todo o país, em várias escolas.


