Excassez de meios técnicos de resgate inibe salvamento de vidas nesta época balnear

Foi escolhida no Bengo a praia cambuá para abertura de mais uma época balnear no último sábado sob olhar atento das autoridades governamentais e forças da segurança nacional que alertaram sobre os perigos no caso de não se acatarem as recomendações.
Por: João Afonso.
Cambuá está localizado no município da barra do Dande e dadas as insuficiências de meios técnicos de resgate e salvamento que preocupam os serviços de protecção civil e bombeiros em todos os recintos balneários da província, o cambuá não foge a regra e pode ficar furioso e “morder” os banhistas, aliás, essa expressão pode ser usada em certos contextos populares no sentido informal e regional já que em alguns casos a exemplo da nossa realidade, ela pode ser entendida como cachorro mas o certo é que estamos diante de um recinto balneário onde no último sábado se fez um juramento de salvar vidas como constatamos.
Ao intervir durante a abertura da nova época balnear, o comandante provincial dos serviços de protecção civil e bombeiros no Bengo, Raimundo José lançou um grito de socorro às instituições de direito para que num futuro breve se possa dar resposta as tais preocupações.
“Carecemos de lanchas a motor, bóias de salvação, pranchas, megafones, ambulâncias e outros meios e esta realidade tem contribuído negativamente no cabal cumprimento das nossas actividades, daí que exortamos aos órgãos centrais de especialidade no sentido de providenciar a aquisição desses meios complementares para mitigar os casos de mortes por afogamento e preservar o bem vida” desafiou.
E apesar da observância de excassez de meios técnicos, o comandante provincial dos serviços de protecção civil e bombeiros deixou claro durante a sua intervenção que o compromisso é de continuar a salvar vidas.
“Não pouparemos esforços para levar a bom porto as actividades confiadas seja a que preço for, mesmo arriscando as nossas vidas, uma vez que o nosso lema é dar vida para salvar vidas” disse o responsável.
GOVERNO PREOCUPADO COM SEGURANÇA NOS RECINTOS BALNEÁRIOS
Os recintos balneários existem com objectivo de descontrair e passar momentos de lazer num ambiente de família e amigos reunindo igualmente turistas que podem ser atraídos pela segurança nesses locais; nesse quesito, a governadora do Bengo, Maria Nelumba mostra-se expectante quanto a arrecadação de receitas para o estado e bem-estar das comunidades daí que alertou para a realização de pequenos negócios de apoio aos banhistas.
Na ocasião, a governante falou da necessidade de criação de núcleo de jovens voluntários nas comunidades principalmente nas zonas costeiras do Panguila, Barra do Dande e Ambriz .
“ Estes jovens podem ser treinados para prestar serviço de vigilância contínua e primeiro socorro e que se reforce a colocação de placas de perigo” recomendou.
Aos membros da corporação dos serviços protecção civil e bombeiros, a número um da província do Bengo apelou a prosseguirem com a árdua tarefa de salvar vidas com coragem e determinação.
Importa referir que no período de 15 de Maio de 2024 a Setembro de 2025 foram registados 40 casos de mortes por afogamento menos um comparativamente ao período anterior.
Recordar que a época balnear 2025/2026 teve abertura com o seguinte lema: bom mergulho começa com a prevenção e vigilância, juntos por uma época balnear segura.