As populações das localidades de Kamansanda, Kimbengui e Kiwembo, no município do Kimbele, província do Uíge, continuam a consumir água imprópria para o consumo humano. Na sua maioria, os moradores recorrem à água retirada directamente dos rios, sem qualquer tipo de tratamento, situação que representa sérios riscos para a saúde pública.
Por : Benhão Sapo
No entanto, este cenário poderá estar prestes a mudar. Está prevista para o próximo dia 04 de Fevereiro a inauguração de uma fonte de captação de água, que deverá beneficiar as três comunidades acima referidas.
A informação foi avançada pelo administrador municipal adjunto do Kimbele, Paciência de Sousa, após uma visita efectuada recentemente ao local. Segundo o responsável, a nova infra-estrutura vai permitir que várias famílias passem a consumir água devidamente tratada, melhorando significativamente as condições de vida da população.
Refira-se que a inauguração desta fonte de captação de água enquadra-se no conjunto de actividades comemorativas do feriado nacional que assinala o início da luta armada de libertação nacional, estando igualmente previstas a inauguração de outras infra-estruturas sociais na província do Uíge.

