
O processo nº 9033/2025-DNIAP/PGR, em investigação pela Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP), ligada à Procuradoria-Geral da República (PGR), ganhou novos contornos com a apreensão de vídeos que revelam encontros conspirativos de uma célula russa a operar em Angola.
Segundo fonte ligada ao Correio da Kianda, os vídeos foram recuperados dos computadores dos dois cidadãos russos detidos no âmbito do processo e mostram, de forma meticulosa, reuniões e encontros conspirativos, onde terão participado figuras de relevo da politica angolana.
A fonte que temos vindo a citar, avança que o conteúdo audiovisual poderá constituir uma das principais peças de prova no processo, que já envolve dirigentes com foro especial, motivo pelo qual o caso decorre sob a alçada do DNIAP.
Até ao momento, estão detidos o Secretário para Mobilização da JURA – braço juvenil da UNITA –, dois cidadãos russos, presidentes de associações de taxistas e um jornalista.
Entretanto, na terça-feira, 26, João Gabriel Deussino foi ouvido pela DNIAP, acusado de financiamento ao terrorismo.
As autoridades mantêm-se em silêncio quanto ao conteúdo detalhado dos vídeos, mas fontes asseguram que as revelações poderão abalar profundamente o quadro político e judicial do país.